- (41) 99615-9641
- (41) 99928-9719
Intenção de compras a prazo avança mais do que à vista em setembro
Os dados de setembro mostram uma desaceleração do movimento do varejo, mas não podem ser considerados como tendência.
No mês de setembro, os consumidores estavam mais dispostos a comprar a prazo do que à vista. É o que revela a pesquisa da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) divulgada nesta segunda-feira (3).
Segundo dados, as consultas ao SCPC Cheque, que medem as compras à vista, subiram 1,6% no mês passado, ante setembro de 2010. Já o SCPC, indicador de compras a prazo, cresceu 2,2 % no mesmo período.
Na comparação com agosto deste ano, por sua vez, os indicadores apontam estabilidade, no caso das compras, a prazo e queda de 11,9% nas compras à vista.
Motivos
A ACSP explicou que estes resultados foram influenciados pelo noticiário sobre a crise internacional, que pode ter gerado uma cautela maior do consumidor, que adiou temporariamente as novas compras, pelo clima ainda frio em setembro, que desestimulou as compras da moda primavera-verão, e pela ausência de uma data comercial.
“Os dados de setembro mostram uma desaceleração do movimento do varejo, mas não podem ser considerados como tendência. É necessário aguardar o movimento de outubro”, explica o presidente da entidade, Rogério Amato.
Inadimplência
O balanço ainda mostra alta de 15,4% no número de inadimplentes incluídos no cadastro do SCPC, no mês passado, frente a igual período de 2010. Os registros cancelados (carnês quitados ou renegociados) cresceram 12,5%, na mesma base comparativa, sinalizando que a inadimplência tende a permanecer em um patamar alto, mas sob controle, enquanto não houver desemprego.